sábado, 10 de julho de 2010

Dia da pizza...


Se existe um prato que e quase uma unaminidade nacional na aceitaçao

e a pizza . E sempre que falamos nela , lembramos dos italianos . Mas nao foram eles que inventaram essa delicia , nem ela surgiu com as caracteristicas que conhecemos : massa fina ,

molho de tomate , queijo derretido , recheio e uma pitada de oregano por cima .

Diz a historia que a primeira pizza apareceu ha mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como "pao de abrahao " , que os hebreus e egipcios consumiam . Ela parecia com o pao sirio atual e tambem era chamada de " piscea " , dai o nome pizza .

Os italianos , milhares de anos depois , incrementaram a pizza com o tomate , e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduiche . Sua disseminaçao aconteceu durante a segunda metade do seculo xix , em 1889 , com Dom Raffaele Esposito , um padiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e , para agradar e inovar o cardapio , resolveu adicionar a massa , mussarela , tomate e mangericao , ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana . E , em homenagem a rainha , ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita .

Na sequencia , padeiros mais criativos começaram a inovar e colocaram na pizza outros ingredientes , como o alho , o alicce e peixes da regiao .

A fama de Napoles correu o mundo e , assim , surgiu a primeira pizzaria : a Port´Alba . Ela era um grande pnto de encontro de artistas da epoca . Entre eles estava Alexandre Dumas , que ate mesmo citou em uma de suas obras algumas variaçoes da pizza . Por muito tempo , ela era vendida em padarias e barracas de rua e consumidas no cafe da manha . De Napoles para o resto do mundo foi "um pulo " , pois os imigrantes a levaram para varios paises e a popularizaram .

Ela cxhegou aos Estados Unidos , assim como ao Brasil , por intermedio dos imigrantes italianos .

Por muito tempo , so se encontravam pizzarias nos redutos e colonias italianas . Hoje . essa famosa delicia esta em qualquer lugar das cidades .

O dia da pizza e comemorado em 10 de julho , desde 1985 , em Sao Paulo . A data foi instituida pelo entao secretario de turismo , Caio Luis de Carvalho ,

por acasiao de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e Margherita . Empolgado com o sucesso do evento , ele escolheu a data de seu encerramento , 10 de julho , como data oficial de comemoraçao da redonda .

Nenhum comentário:

Postar um comentário